terça-feira, 13 de março de 2012

Em causa a verdade desportiva

A decisão da Liga alargar o campeonato de 16 para 18 clubes sem que haja despromoções quer na 1ª liga quer na 2ª vai colocar em causa a verdade desportiva.

Não se entende como é que num campeonato em que existem três equipas na luta pelo título se pode tomar essa decisão. Se fosse tomada no final de época ainda se entendia, mas a 8 jornadas do fim e com quase 7 clubes a lutar para não descer, vamos ter um campeonato "alterado", isto porque Benfica, FCP e Braga vão decidir o campeonato precisamente contra estas equipas que procuram o pontinho e a diferença entre estes três clubes vai ser mínima no fim.


Como esta decisão ainda tem de ser aprovada no CJ da FPF e pelo CND é provável que a ideia não passe do papel, mas já a partir da próxima jornada a dúvida vai estar sobre os pés dos jogadores. Marco o golo? será necessário? Deixo a bola entrar ou não? Jogamos para ganhar ou para empatar?


No entanto, há questões ainda em dúvida : como vai ser a situação do Boavista? E o Leiria que não tem condições financeiras para jogar sequer a nível profissional? Antes de avançar para o alargamento, Mário Figueiredo e os clubes deveriam arranjar soluções para que os clubes mais pequenos não entrassem em campo com dificuldades, porque ao saber da existência de problemas financeiros em certas equipas, os adversários têm a tarefa mais facilitada. Também neste aspecto a verdade desportiva está em causa.


Sem comentários:

Enviar um comentário